domingo, 16 de novembro de 2008

Consumo de drogas no Brasil

O poder das drogas

O que fazer a respeito?




Após um século tentando eliminar as drogas, o mundo descobriu que isso é impossível. Saiba então como conviver com elas.


Bálsamo ou veneno? Comida dos deuses ou maldição do diabo? Hábito natural ou desvio da sociedade moderna/ Não há resposta certa ou fácil quando o assunto são as drogas. As pesquisas de opinião refletem essa ambigüidade quando abordam o tema, em geral, mostram que estamos longe de um consenso, mas as pesquisas revelam algo mais. Em meio aos números, nota-se que quase não há indecisos sobre o assunto, ou seja, não importa de qual lado as pessoas estejam, o fato é que todas elas têm opinião formada e arraigada sobre o uso de drogas.
Surpreende encontrar esse grau de convicção em um assunto tão complexo com aspectos médicos, econômicos, sociais, históricos e morais tão sinuosos. Quem examina esse vespeiro percebe que a coisa mais rara de achar são respostas 100% seguras.
“Só há uma coisa certa sobre as drogas - é preciso haver informação. Informação de qualidade, desvinculada da moral do poder econômico e das forças políticas” diz o juiz aposentado Walter Fanganiello Maierovitch. Ex Secretário Nacional Antidrogas e um dos maiores experts no tema no Brasil.
É isso que tentamos oferecer a você nos próximos tópicos: informação. Ao longo da leitura, você encontrará questões que raramente são formuladas a respeito das drogas e outras que, apesar de formuladas há muito tempo seguem sem resposta definitiva. Verá que os conceitos mais simples revelam contornos quando examinadas em debates e conhecerá os interesses que até agora ditaram, as regras do jogo.

Nenhum comentário: